PROPOSTA CINESALA
A CINESALA funciona como cinema de rua desde 1962 e foi totalmente reformada e reaberta com este nome em 2014, sob direção criativa e de negócios de Paulo Velasco.
O cinema se destaca pela curadoria cuidadosa da programação, pela relação orgânica com o bairro, algo que só um cinema de rua proporciona, pelo cuidado estético, pela pluralidade de público com ingressos democráticos e pela presença de um delicioso café|bar em seu saguão.
A sala tem capacidade para 227 lugares, priorizando conforto e o encontro entre pessoas. O ambiente resgata a identidade dos cinemas de rua, agora adaptada aos padrões de conforto e atendimento do século XXI. No saguão, convivem mobiliários de Ruy Ohtake e Zanine Caldas ao lado de peças do cotidiano, reforçando o espírito acolhedor e contemporâneo da casa. A CINESALA funciona diariamente das 14h às 23h30.
O saguão da CINESALA abriga o Barouche Pipoca, cujo cardápio oferece vinhos, drinques e cervejas, além de lanches como hot-dog, pipoca, croissants e bolos, tudo pode ser consumido no bar ou dentro da sala.
A CINESALA integra o grupo de empresas da Velasco,B e tem como sócios Paulo Velasco, Adhemar Oliveira e Raí Oliveira.
Vista da sala de cinema com sofás nas 2 primeiras fileiras. Foto de Fran Parente.
quem somos
PAULO VELASCO
Sócio fundador e diretor criativo da Cinesala. Paulo é formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2002 é Sócio-fundador da Raí+Velasco. Também é membro do Conselho Curador da Fundação Gol de Letra e Conselheiro do Instituto Alana.
RAÍ
Sócio fundador e embaixador da marca Cinesala. Raí também é Presidente do Conselho Curador da Fundação Gol de Letra, Diretor da Atletas pelo Brasil e Sócio-fundador da Raí+Velasco. Foi Tetracampeão do mundo pela Seleção Brasileira e atleta do São Paulo Futebol Clube e Paris Saint Germain.
ADHEMAR OLIVEIRA
Sócio-fundador da Cinesala. Adhemar é um dos maiores exibidores do país, sócio e diretor de programação do Grupo Espaço de Cinema. Na área de distribuição, é sócio da Espaço Filmes, empresa focada em filmes brasileiros. É também co-fundador dos projetos “Escola no cinema” e “Clube do Professor”.
História do Cinema
O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962 quando nasceu o Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muito cinéfilo. A partir dos anos 2000 passou a ter outros nomes até ganhar o nome atual, Cinesala, em 2014.
Fotos de Sérgio Israel e Ligia Showronski
